quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mitologia Nórdica, 5- A vida após a morte, O caminho dos afogados:



De acordo com o poema escaldo Sonatorrek, atribuído a Egil Skallagrimson o qual teria o escrito por volta de 961, em tal obra o autor desabafa sua tristeza pela perda de seus filhos mais velhos, dizendo que um foi para Valhalla, mas outro de nome Bódvar o qual morreu um naufrágio, não iria para Valhalla e nem para Hel, mas iria para os Salões de Ran, a deusa do mar.


Ran. M. E. Winge, 1908. 
Embora Njord fosse o deus do mar, havia outras divindades associadas aos mares, algo também visto em outras religiões. De acordo com o poema, os que morriam afogados, suas almas passariam a morar na casa da deusa Ran. Mas não seria um local ruim, pois os mortos viveriam com conforto nas profundezas do mar. Por fim, Egil diz no final do poema que ele aguardava ir para Hel, embora não mencione por quais motivos ele estava destinado a isso. 

Considerações finais:


Após esse breve texto, podemos ter ciência de que para os antigos nórdicos e parte das tribos germânicas, o "Paraíso" seria um local de fraternidade, lutas, honra e glória. O repouso eterno não era algo digno de um "homem de ação", afinal só os nobres e valorosos guerreiros iam para Asgard. Por outro lado, ir para os salões de Thor, Gefion e Ran era visto como algo bom, e até mesmo ir para Hel não seria um destino ruim.


NOTA: Até meados do século XX, considerava-se que a mitologia escandinava estivesse dentro da mitologia germânica, pois os escandinavos são de origem germânica. Contudo, embora haja uma similaridade entre alguns deuses, as religiões e cosmogonias são distintas, daí hoje preferi-se manter as duas separadas. 


OBSERVAÇÃO: Como prometido, os 5 caminhos :) Espero que vocês tenham gostado <3 Amanhã eu vou editar essa parte e colocar uma referência de um livro :) Hoje, infelizmente, não tive tempo :/ Quero dizer: Não tenho mais tempo hoje rs. Beijos de luz :3

fonte: http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2013/08/vida-apos-morte-na-mitologia-escandinava.html

Referências bibliográficas:

ABRAM, Christopher. Representations of the pagan afterlife in medieval Scandinavian literaturePhD Dissertation, University of Cambridge, 2003.
ADALSTEINSSON, Jón Hnefill. Religious ideas in Sonatorrek. Saga Book, n. 25, 1998, p. 159-178. 
ARBMAN, Holger. Os Vikings. Tradução de Jerônimo Ludovice. São Paulo, Editora Verbo, 1971. (Coleção História Mundi).
CARDOSO, Ciro Flamarion. Aspectos da Cosmogonia e da Cosmografia EscandinavasRevista Brathair, v. 6, n. 2, 2006, p. 32-48. 
DAVIDSON, Hilda. O mundo dos deuses. Escandinávia. Lisboa, Editorial Verbo, 1987, p. 109-114. 
DAVIDSON, Hilda. O culto de Odin. Escandinávia. Lisboa, Editorial Verbo, 1987, p. 31-49.
DAVIDSON, Hilda. O deus do trovão. Deuses e mitos no norte da Europa. São Paulo, Madras, 2004, p. 61-77. 
DAVIDSON, Hilda. The Road to Hel: a study of the conception of the dead in Old Norse literature. New York: Greenwood Press, 1968.
EDDA Mayor. Tradução e notas de Luis Lerate. Madrid, Alianza Editorial, S.A, 1984. 
GRAHAM-CAMPBELL, James (org.). Os Vikings. Tradução Carlos Nougué. Barcelona: Ediciones Folio S.A, 2006
LANGER, Johnni. Religião e Magia entre os Vikings: Uma sistematização historiográfica. Revista Brathair, v. 5, n. 2, 2005, p. 55-82.  
LANGER, Johnni. Vikings. In: As Religiões que o Mundo esqueceu. FUNARI, Pedro Paulo (org.), São Paulo, Editora Contexto, 2009, p. 130-143.
LINDOW, John. Norse Mythology: A guide to the gods, heroes, rituals, and beliefs. New York: Oxford University Press, 2001. 
NIEDNER, Heinrich. Mitología nórdica. Tradução Gloria Peradejordi. Barcelona: Olimpo, 1997. (Coleção Mitologia e História).
STURLUSON, Snorri. Edda em prosa. Tradução, apresentação e notas de Marcelo Magalhães Lima. Rio de Janeiro, Numen, 1993. 
WILKINSON, Philip. Guia ilustrado Zahar: mitologia. Tradução Áurea Akemi e revisão técnica de Miriam Sutter. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 
SKALLAGRIMSSON, Egil. Mis hijos muertos. In: LERATE, Luis. Poesía antiguo-nórdica. Madrid: Alianza Editorial, 1993, p. 119-127. 

curta nossa página: https://www.facebook.com/jarlseaeramedieval

Nenhum comentário:

Postar um comentário