sábado, 29 de agosto de 2015

Escudos- Tipos principais, Fabricação, Símbolos e cores

Boa noite Guerreiros e Valquírias! Vamos falar de escudos hoje? Grande parte dos escudos eram feitos de madeira e couro! A seguir um pouco mais sobre o assunto: 



Durante a Idade Média, os soldados usavam armaduras e escudos para se defender do ataque de um oponente. Os primeiros fabricantes de escudos confeccionavam escudos de madeira espessa envoltos em couro, de acordo com Paul Newman B. em “Daily Life in the Middle Ages” (Cotidiano da Idade Média). Como a tecnologia armamentista se tornou mais sofisticada, os fabricantes de escudos projetavam escudos para atender as situações de batalha, de uma carga com um cavalo montado até o fim do combate. Mais tarde, os escudos evoluíram para símbolos de status social.

Tipos principais:

Os principais tipos de escudo eram redondos, em forma de pipa e triangular equilateral, de acordo com Newman em “Cotidiano na Idade Média”. Os soldados do norte da Europa usavam escudos redondos com a parte superior de metal para prender o cabo. No século XI, os normandos introduziram escudos em forma de pipa com bases e topos pontiagudos. Durante uma carga de cavalaria, os soldados enfiavam os escudos no chão, sobrepondo os topos para formar uma muralha defensiva. No final do século XII, os soldados preferiam o escudo triangular equilateral. Ao contrário da forma de pipa, esse escudo de forma curva e triangular se assemelhava à parte inferior de um ferro.

Os soldados de infantaria usavam pequenos escudos redondos, conhecidos como alvo ou broquel, para o combate corpo a corpo. Eles usavam esses escudos de 35 cm de diâmetro para bloquear ataques e desferir golpes. No século XIV, os especialistas em bestas usavam um broquel largo e retangular para proteção. Construído de madeira e couro, o broquel grande chegava a 3,5 m de altura.
Aqui temos equipamentos em geral para melhor observação. Como vocês podem perceber cada equipamento certo para cada guerreiro.


Fabricação:

Os fabricantes de escudos confeccionavam escudos com camadas de tábuas espessas de madeira, colocando filamentos metálicos por toda a volta para manter o escudo unido. Eles evitavam o uso do metal, que era pesado e caro, para o “corpo” do escudo. Mais tarde, os fabricantes de escudo confeccionavam escudos com várias camadas de tábuas finas. Eles juntavam as tábuas com cola e grampos metálicos, posicionando cada camada em um ângulo de 90 graus em relação à camada adjacente. Então, cobriam a frente do escudo com um pano ou couro.

Símbolos e cores:

Os primeiros escudos exibiam decorações, como pássaros, dragões ou cruzes diagonais, conhecidas como sautores. Os fabricantes de escudos teciam esses padrões na saliência central ou na placa redonda de metal no meio do escudo, bem como rebites, de acordo com a “Medieval Military Technology” (tecnologia militar medieval), de Kelly DeVries. Mais tarde, os fabricantes de escudos pintavam o brasão de armas de um cavaleiro em escudos, de modo que os soldados no campo de batalha pudessem identificar o cavaleiro.



OBS: Lembrando aqui, eu sou novata nesses estudos, porém quando achamos algo assim é bom compartilhar conhecimento. Então, por favor, se lerem algo que não condiz, comente! Isso é muito importante. A única coisa que fiquei em dúvida foi sobre o Broquel! Estou lendo A busca do Graal( O arqueiro I ), e tem muitas citações sobre arco e flecha! Como eu ainda não estou no 2° livro, não sei se tem alguma explicação sobre. Porém, conversando com o meu pai que já leu todos, ele me disse que tinha mesmo. Quando o Broquel foi adaptado para um escudo maior era necessário 2 homens. Um segurava o escudo, enquanto o outro atirava com a besta. Importante observar que o escudo tinha que ser adaptado para proteger ambos os guerreiros! Portanto, se esse escudo chegava a 3,5m de altura, tudo dependia do tamanho dos homens. Obrigada por lerem 💜
#Nimue

Fonte:

http://www.ehow.com.br/tipos-escudos-usados-durante-medieval-info_128916/#page=5
Referências

"Daily Life in the Middle Ages"; Paul B. Newman; 2001 [em inglês]
“Medieval Military Technology;” Kelly DeVries; 1992 [em inglês]
livro: 
Trilogia: A busca do Graal. Maravilhoso esse livro, super recomendo! Além de uma narração fantástica na hora da guerra, tem muita referencia de armas, e foi no segundo livro que Cornwell escreve sobre o Broquel ;) Espero que tenham gostado!

Um comentário: