quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Saxões:




Os Saxões foram um povo de origem germânica que conquistaram a região da Inglaterra. Eles se organizaram, inicialmente, ao sul do rio Elba, região que hoje conhecemos como noroeste da Alemanha e leste da Holanda. Esse povo germânico iniciou um processo de migração para o sul. A partir da saída dos Saxões de seu território original, tiveram muita influência na constituição de outros povos em outros lugares.

Foram mencionados pela primeira vez pelo geógrafo grego Ptolomeu que os localizou no sul da Jutlândia e no atual Schleswig-Holstein, de onde aparentemente se expandiram para sul e para oeste.

Já no século I, os Saxões se mostraram importantes em processos de unificação de regiões da Inglaterra. Dois séculos mais tarde, dedicaram-se à pirataria no Mar do Norte e no Canal da Mancha e chegaram a ocupar o sul da Bretanha. Mas é a partir do século IV que temos maiores informações sobre eventos envolvendo os Saxões.

Ainda estabelecidos no sul da Bretanha, desenvolveram um sistema de organização baseado em comunidades autônomas que elegiam um chefe comum para o período de um ano. Na transição do século IV para o V, os Saxões iniciaram grandes investidas contra as Ilhas Britânicas com o intuito de promover a colonização de tais áreas. Nesta ocasião, os romanos foram se retirando gradativamente do território, isso abriu espaço para um processo lento de dominação dos Saxões que se estendeu até o século IX. Partindo do leste, eles capturaram o centro da ilha, restando os territórios da atual Escócia, Cornualha e do atual País de Gales livres. Novas investidas ocorreram e os Saxões tomaram também o que seria a Escócia e a Cornualha. Apesar da perda de territórios, o território que identificamos atualmente como País de Gales não foi dominado.

Os Saxões foram responsáveis pela colonização e dominação de grandes porções de terra na Grã-Bretanha, sendo também os responsáveis por derrotarem os celtas. O grande avanço dos Saxões sobre a região da Bretanha culminou então na conquista também do que seria o território do País de Gales. Como os povos da região não tinham mais condições de oferecer qualquer resistência aos Saxões, estes acabaram se tornando os grandes donos da Inglaterra.

O autor Bernard Cornwell, em suas Crônicas Saxônicas, descreve vários detalhes da vida deste povo.

'' Alfredo foi o rei que preservou a ideia da Inglaterra, que seu filho, sua filha e neto tornaram explícita. Numa época de grande perigo, em que os reinos ingleses estiveram perigosamente próximos da extinção, ele ofereceu um anteparo que permitiu a sobrevivência da cultura anglo-saxã. Suas realizações foram maiores do que isso, mas sua história está longe de terminar, de modo que Uhtred continuará em campanha.''- Bernard Cornwell, Nota Histórica( O último Reino), pag.362
Livro 1- O último Reino, Bernard Cornwell

Foi no século IX que os Saxões enfrentaram seus maiores desafios. O primeiro forte ataque sofrido por esse povo foi resultado de uma investida dos Vikings, originários da Dinamarca, que buscavam terras nas áreas inglesas para se instalarem. A ofensiva foi poderosa e conseguiram tomar grande parte do território dos Saxões, mas os Vikings foram barrados e expulsos da Inglaterra na defesa organizada por Alfredo, o Grande. O reino dos Saxões chegaria ao fim somente no século XI, quando outro povo empreenderia uma ofensiva da qual não foi possível revidar. Os normandos enfim conquistaram o território sob a liderança de Guilherme, o Conquistador.
OBSERVAÇÃO: Essa imagem retrata 08 de janeiro, 871. Alfredo, O grande liderou o exército de seu irmão (Ethelred de Wessex) contra os dinamarqueses invasores na batalha de Ashdown.
#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário