terça-feira, 15 de setembro de 2015

Anões e Elfos, part. 2 :

- Desonesto é aquele que diz adeus quando a estrada escurece - disse Gimli.

- Talvez - disse Elrond -, mas não jure que caminhará no escuro aquele que não viu o cair da noite.

- Ainda assim, o juramento feito pode fortalecer o coração que treme - disse Gimli.

- Ou destruí-lo - disse Elrond. - Não olhem muito à frente! Mas partam agora com coragem nos corações! Adeus, e que a bênção dos elfos e dos homens e de todos os Povos Livres os acompanhe. Que as estrelas brilhem em seus rostos!'' - A Sociedade do Anel, J.R.R. Tolkien.

 Anões e Elfos escuros. Part.2

Algumas fontes não diferenciam os anões dos elfos escuros, atribuindo-lhes a mesma origem, com características, habilidades e nomes idênticos. Habitavam ora a terra- nos rocheados e grutas- ora o reino de Nidvelir.

Tanto os anões quanto os elfos confeccionavam objetos ou armas mágicas para as divindades- como a fecha encatada Gungnir, que jamais errava o alvo; o anel mágico Draupnir, de Odin, que se multiplicava nove vezes a cada nona noite; o poderoso martelo Mjollnir, de Thor, que voltava ás mãos de quem arremessava; o javali de ouro Gullinbursti, que brilhava no escuro; o barco mágico de Frey, Skidblandnir, que podia ser diminuído até caber no bolso; o cabelo de ouro da deusa Sif; o palácio inacessível da curandeira Mengloth, e, por fim, Brisingamen, o colar mágico de Freya.

Além de suas habilidades mágicas e manuais, atribuía-se aos anões o dom da onisciência, da premonição e da sabedoria. Foram eles os responsáveis pela preparação do elixir da inspiração Odhroerir, feito do sangue de Kvasir misturado com mel, frutas e ervas.

Os anões continuam sendo personagens das fábulas e dos contos de fada e recebem nomes e descrições diferentes conforme o país de origem( gnomos, mineiros, tomte, kobolds, goblins ou brownies). Segundo uma crença, que persistiu por muito tempo, o eco era criado pelos gnomos da montanha, que imitavam a voz humana.

As oferendas para atrair a proteção e a boa vontade dos gnomos incluíam pedaços de metais, pedras semipreciosas, cristais, moedas ou pirita, leite com mel e gengibre, manteiga e ervas aromáticas, principalmente tomilho e manjericão. Como os gnomos têm pavor de objetos de ferro pontiagudos, nos rituais a eles dedicados jamais devem ser apontados para eles o punhal ou a espada. Eles também temem as figuras grotescas- como as carrancas ou gárgulas-, o que levavam os vikings a remover as figuras de dragões e serpentes de seus navios ao se aproximar do litoral.

[...]'' Era também o calabouço  para seus prisioneiros. Assim, para a caverna levaram Thorin- não com muita gentileza, pois eles não morriam de amores por anões e pensavam que ele era um inimigo. Nos dias antigos, haviam travado guerras com alguns anões, a quem acusavam de roubarem seus tesouros . É justo dizer que os anões contavam uma história diferente , e diziam que apenas pegaram o que lhes era devido, pois o rei dos Elfos negociara com eles para que trabalhassem seu ouro e prata brutos, e depois recusara-se a pagar-lhes o que devia. Se o Rei dos Elfos tinha um fraco, era por tesouros, especialmente prata e pedras brancas, e, embora seu estoque fosse rico, estava sempre ávido por mais, já que ainda não detinha um tesouro tão grande como o dos grandes Reis Élficos de antigamente. Seu povo não fazia mineração nem trabalhava metais ou pedras; também não se preocupava muito com o comércio ou com o cultivo da terra. Tudo isso os anões sabiam muito bem, embora a família de Thorin não tivesse nada a ver com a velha disputa de que falei.  Consequentemente, Thorin, quando desfizeram o encantamento e ele voltou a si, ficou furioso com o tratamento que lhe haviam dispensado; além disso estava determinado a não permitir que lhe arrancassem nenhuma palavra sobre ouro ou pedras preciosas.'' - O Hobbit, J.R.R. Tolkien, pág. 163

OBSERVAÇÃO: Como prometido, '' Anões e Elfos''. Espero, novamente, que vocês tenham gostado! Não falei somente dos Anões e Elfos, voltei com alguns aspectos da primeira parte, como a origem dos nomes e algumas características dos Anões. Boa noite, e como sempre digo, se caso houver algo que não condiz, ou, algo a mais que você saiba, é só compartilhar! Imagem: Gimli e Legolas.

Fonte:
Livro- Mistérios Nórdicos, Mirella Faur ( https://books.google.com.br/books?id=7bAm16aGFIUC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false )
#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário