terça-feira, 15 de setembro de 2015

Poemas nas guerras:

''...Só um idiota deseja guerra , mas assim que a guerra começa ela não pode se lutada com meia vontade. Nem pode ser lutada com arrependimento , mas deve ser levada com uma alegria terrível em derrotar o inimigo , e é essa alegria selvagem que inspira nossos bardos a escrever suas maiores canções de amor e guerra. Nós , guerreiros , nos vestíamos para a batalha como nos enfeitávamos para o amor : fazíamo-nos belos, usávamos nosso ouro , púnhamos cristas nos elmos engastados de prata, andávamos empertigados , cantávamos vantagem ,e quando as lâminas assassinas chegavam perto sentíamos como se o sangue dos Deuses corresse em nossas veias. O homem deve amar a paz , mas se não puder lutar de todo coração não terá paz.'' — Excalibur - Bernard Cornwell , Crônicas de Artur.

Livro: Excalibur, Bernard Cornwell. 

Guerreiros recitavam poemas em campos de batalha. Na hora do embate, enquanto alguns tremiam, outros improvisavam versos. Criar estrofes e recitá-las era considerado uma habilidade essencial do homem nórdico e estava presente do café da manhã ao jantar. Qualquer situação era motivo para declamar. O historiador islandês medieval Snorri Sturluson, autor do Edda em Prosa, considerada a maior fonte literária da mitologia nórdica, descreveu na Saga de St. Olaf, datada de 1230, um episódio que ilustra bem esse apreço. Logo antes da batalha de Stiklestad, em 1030, o rei Olaf 2°, da Noruega, pediu ao poeta do reino recitar alguns versos. Foram tão épicos que os sobreviventes agradeceram ao poeta por ter levantado a moral da tropa antes da derrota (o rei foi morto). A poesia eddaica tinha enredos envolventes em estrofes curtas, gravadas em pedras e pedaços de madeira. Os nórdicos tinham um incrível poder de concisão.


CURIOSIDADE: A poesia nórdica medieval é dividida entre poesia
eddaica e poesia skaldica. A poesia eddaica tinha como objetivo narrar as aventuras de deuses e heróis mitológicos, como os deuses Odin e Loki ou o herói Sigurd, enquanto a poesia skaldica tinha como objetivo recitar e enaltecer os feitos de condes, reis e heróis nórdicos, como os reis Ragnar Lodbrok e Olaf Tryggvason ou o herói Egil Skallagrimsson.

Fontes:
Livro- Excalibur, Crônicas de Artur
SUPER Vikings- A história Real
#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário