domingo, 1 de novembro de 2015

Mitologia Grega- Deuses e Deusas;

Vamos enumerar, a seguir, alguns dos principais deuses e deusas da religião da época clássica. Em primeiro lugar, os olímpicos:


Júpiter ou Jove ( Zeus ), embora chamado de pai dos deuses e dos homens, tivera um começo. Seu pai foi Saturno ( Cronos ) e sua mãe Réia ( Ops ). Saturno e Réia pertenciam a raça dos Titãs, filhos da Terra e do Céu, que surgiram do Caos.

Júpiter, juntamente com seus irmãos e irmãs, rebelou-se, então, contra Saturno e seus irmãos e irmãs, os Titãs, venceu-os e aprisionou alguns deles no Tártaro, impondo outras penalidades aos demais. Atlas foi condenado a sustentar o céu em seus ombros. Depois do destronamento de Saturno, Júpiter dividiu os domínios paternos com seus irmãos Netuno ( Posêidon ) e Plutão ( Dis ). Júpiter ficou com o céu, Netuno, com o oceano, e Plutão com o reino dos mortos. A terra e o Olimpo eram propriedades comuns. Júpiter tornou-se rei dos deuses e dos homens. Sua arma era o raio e ele usava um escudo chamado Égide, feito por Vulcano.

Guardião da ordem, dos juramentos e dos próprios estrangeiros; é o senhor do raio e dos fenômenos atmosféricos. Sua ave favorita era a águia. O culto de Zeus era o mais solene e o mais universalmente espalhado. Entre seus santuários mais famosos figuravam: o de Dodona( Epiro) e o de Olímpia( Élida). Este último ostentava famosa estátua esculpida por Fídias. Note- se, aliás, que não existia maneira uniforme de representar Zeus. Em geral aparecia como um homem majestoso, com barba, abundante cabeleira e sentado sobre um trono. Com a destra segura o raio que é representado ou por um tição flamejante de duas pontas ou por uma máquina pontiaguda do dois lados e armada de duas flechas; com a mão esquerda sustém uma Vitória; a seus pés, com as asas dobradas, descansa a águia capturada de Ganimedes. A parte superior do corpo está nua, e a inferior coberta.

Zeus casou-se três vezes, sua primeira esposa foi Métis a deusa da prudência e com ela teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da justiça. E sua terceira esposa foi sua irmã Hera e com ela teve vários herdeiros, mas o único que foi filho legítimo de Hera e Zeus foi Ares, que era o Deus da guerra. Hera era muito ciumenta e agressiva já que Zeus desonrava sua vida com Hera, tinha muitas amantes, e que também acabou tendo muitos filhos fora de seu casamento. Zeus usava seu poder de sedução e até usava as mais belas metamorfoses para conquistar as mulheres. As mais conhecidas são: o Cisne de Leda e o Touro da Europa.
Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o verdadeiro conhecimento é obtido apenas a partir da dor.

O hino a Zeus, do estóico Cleanto, uma das mais belas obras da poesia grega do século III a.C., apresenta Zeus como Senhor Universal onipotente, justo e regulador da ordem cósmica e benfeitor universal.

Hera( Juno), irmã e esposa de Zeus, era a deusa nacional da Argólia. Em Argos, a sua estátua sobre um tronco de ouro, de um tamanho extraordinário, era de ouro e marfim; sobre a cabeça uma coroa, em cima da qual estavam as Graças e as Horas. Com uma das mãos segurava uma romã, com a outra um cetro, em cuja extremidade estava um cuco, pássaro amado da deusa. Hera presidia às núpcias, aos partos e protegia as mulheres. Atribuíram- lhe a partilha dos reinos, dos impérios e das riquezas.

Tem como seu animal preferido o Pavão e é associada ao signo de Escorpião.

Atena ( Minerva), filha privilegiada de Júpiter, saiu do cérebro deste inteiramente armada. Era a deusa da inteligência, das artes, da indústria e também da guerra. Dera o nome à cidade de Atenas e recebia aí um culto especial no Pártenon.

Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo. Já Atena além de domar o cavalo e torna-lo um animal doméstico, também deu como presente uma Oliveira que produzia alimento, óleo e madeira, foi então que ganhou e assim a cidade levou seu nome, Atenas.

Atena também ficou conhecida como Minerva pelo voto de desempate que deu quando julgou Orestes juntamente com o povo de Atenas. Orestes matou a mãe para se vingar da morte do pai. Atena deu o voto de Minerva como é conhecido hoje, e declarou Orestes inocente.

Atena é chamada também de Palas. Representavam-na, geralmente, com um capacete na cabeça, uma lança em uma das mãos, um broquel na outra, e a égide sobre o peito. A maior parte das vezes a deusa está sentada; mas quando de pé tem sempre, com atitude resoluta de uma guerreira, o ar meditativo e o olhar volvido para as altas concepções.

Apolo( Phoebus Apollo), filho de Zeus e de Leto, é o deus da luz, da juventude, da música, da expiação e da purificação, da medicina, da adivinhação e das artes. Como deus da adivinhação, preside os oráculos, especialmente o de Delfos. Como deus das artes dirige o côro das Nove Deusas que as personificam: Clio( História), Melpômene( tragédia), Terpsìcore( dança), Talia ( comédia), Euterpe( música), Érato( poesia apaixonada), Calíope ( poesia épica).

As estátuas de Apolo retratam-no sempre como jovem belo, gracioso e forte.

O arco e as flechas que traz simbolizam os raios; a lira, a harmonia dos céus; às vezes dão-lhe um broquel que indica a proteção que concede aos homens.

Ártemis( Diana), como Apolo, filha de Zeus e de Leto, é uma das grandes deusas do mundo Helênico. Inicialmente parece ter sido uma divindade da natureza livre: vive nas florestas com um cortejo de ninfas às quais sobrepuja pelo talhe e pela formosura. Deusa da caça, sua arma predileta é o arco.

Ártemis é invocada com outras designações e possui diferentes atribuições de acordo com as regiões que favorece e os templos em que era cultuada. O mais famoso de seus santuários localizava- se em Éfeso. Como Apolo confunde- se com Hélio ( o sol), Ártemis se identifica com Selene( deusa do luar).

Ártemis é a virgem implacável que representa a beleza ideal da donzela com seu irmão Apolo representa a frequentemente a Casta Diana, a Diana caçadora, amante dos bosques e das montanhas, a deusa orgulhosa e altiva, a resplandecente rainha das noites. Embora pareça contraditória esta personalidade ambígua de Ártemis, na verdade ela está associada a dupla faceta do feminino, que protege e destrói, concebe e mata. Esta imagem da deusa é difundida especialmente na Ásia Menor. Não se sabe exatamente onde e quando surgiu seu culto, pois os autores que estudam o mito divergem quanto a este ponto.

Posídon ( Netuno ), irmão de Júpiter, é o soberano do mar. Do fundo deste governa seu império, estando a par de tudo que se passa na superfície. Se por acaso os ventos impetuosos espalham inconsideradamente as vagas sobre as praias, causando injustos naufrágios, Netuno aparece, e com a sua nobre seriedade faz reentrar as águas no seu leito, abre canais através dos baixos, levanta com o tridente os navios presos nos rochedos ou encalhados nos bancos de areia - em uma palavra, restabelece toda a desordem das tempestades. Posídon ( ou Posseidon ) figura entre os deuses mais venerados na Grécia Antiga. Possuía inúmeros templos, principalmente nas vizinhanças do mar. Em Corinto celebravam- se em sua honra os jogos ístmicos. Em geral é representado nu, com longa barba e tendo por arma o tridente e por animal de sua predileção o Delfim.

Poseidon era casado com Anfitrite. Quando se conheceram Poseidon se apaixonou por ela, mas Anfitrite o recusou e Poseidon a obrigou casar-se com ele, porém, ela para não casar, se escondeu nas profundezas do oceano, só sua mãe sabia onde ela estava. Mas com o tempo Anfitrite mudou de idéia e foi atrás de Poseidon com quem se casou e ficou sendo a rainha do oceano. Com ela teve um filho chamado Tritão que aterrorizava os marinheiros com um barulho espantoso que ele fazia quando soprava o búzio, um instrumento, mas também com ele fazia sons maravilhosos.  Entretanto, na sua vida Poseidon teve muitos outros amores e fora de seu casamento teve mais filhos que ficaram muito conhecidos por sua crueldade, os dois que mais conhecidos foram o Ciclope e o gigante Orion. Poseidon disputou com Atena, a deusa da sabedoria, para ser a deidade da cidade hoje conhecida como Atenas, porém Atena ganhou a competição e a cidade ficou conhecida com o seu nome

Ares ( Marte ), filho de Júpiter e de Juno, era deus da guerra. Enquanto Atena preside as batalhas ordenadas, Ares preside a guerra violenta e desordenada. Seu culto parece não ter sido muito difundido na Grécia. Em Esparta havia uma estátua de Ares amarrada a fim de que não abandonasse os exercícios em campanha.



Deméter ( Ceres ), deusa das terras amanhadas e das messes, ensinou aos homens a arte de cultivar a terra, de semear, de colher o trigo e com o mesmo fabricar o pão. Uma das doze divindades do Olimpo, filha de Cronos e Réia. Com Iásion, teve um filho chamado Pluto, que morreu após ser atingido por um raio que Zeus enviou por descobrir que que Deméter e Iásion eram amantes. Zeus teria cegado Pluto por ele ser tão generoso e só conceder suas riquezas as pessoas honestas, e cego ele não poderia se diferenciar - Pluto havia herdado de sua mãe a generosidade.

Deméter e sua filha Perséfone ( Prosérpina ) eram honradas muitas vezes juntamente com o nome de grandes deusas. O culto de Deméter difundiu-se graças aos mistérios de Elêusis nos quais tanto gregos como bárbaros, livres e escravos podiam ser iniciados. Uma grande história muito triste em sua vida, foi quando sua filha Perséfone foi raptada por Hades, que vivia nas profundezas do inferno e lá se casaram. Mas Deméter conseguiu que sua filha passasse uma parte do tempo ao seu lado e outra com seu marido no inferno, onde se tornou a pessoa que recebia as almas. Quando Perséfone está com sua mãe, a primavera reina, já quando volta para o inferno com seu marido, o inverno chega.

Deméter era geralmente representada como uma bela mulher de porte majestoso, com olhos lânguidos e os cabelos caindo desordenadamente sobre os ombros. Na cabeça traz uma coroa de espigas de trigo e um Diadema. Na mão direita segura um feixe de espigas e na esquerda uma tocha ardente.

Fontes:
História da Grécia- Antiguidade clássica I, Mário curtis Giordani 
O livro de Ouro da Mitologia. Histórias de deuses e heróis.
http://www.algosobre.com.br/mitologia/demeter.html
http://criptopage.caixapreta.org/secao/mitologia/mito_grecorom_maz.htm http://www.dec.ufcg.edu.br
/biografias/MGDemete.html
http://www.rosanevolpatto.trd.br/deusadiana.html
http://www.femininoplural.com.br/artemis/nos.htm
http://contoselendas.blogspot.com/2004/10/hera.html
http://www.rosanevolpatto.trd.br/deusahera.htm
http://www.mundodosfilosofos.com.br/zeus.htm
http://plantaomagia.blogspot.com/2009/05/historia-de-zeus.html
http://allofthemitology.blogspot.com/2008/03/zeus-deus-dos-troves-senhor-do-monte.html

#Nimue

Nenhum comentário:

Postar um comentário